Telhas solares são mais interessantes para gerar energia?
Quando falamos de geração de energia fotovoltaica, normalmente pensamos em painéis solares, porém uma aposta interessante são as telhas sustentáveis ou telhas fotovoltaicas. Muito parecidas com os modelos convencionais, as telhas possuem mini painéis solares embutidos em seu interior.
Elas começaram a surgir em 2005 no mercado e já existem diversas formas e modelos, a maioria é feita de cerâmica, porém existem também flexíveis e podem facilmente se encaixar no telhado, podendo ser mescladas com as telhas convencionais, elas normalmente possuem 4 células fotovoltaicas. A interligação elétrica acontece em baixo do telhado até o inversor.
Em 2016, Elon Musk, da Tesla apresentou suas telhas solares, desenvolvidas para serem mais eficientes, oferecer melhor isolamento térmico e terem o custo de instalação mais barato do que os painéis fotovoltaicos.
Este ano o Brasil ganha suas próprias telhas solares, com tecnologia 100% nacional. Fabricada pela Eternit, e já aprovada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, órgão que atesta a qualidade de produtos no país e fornece certificação para comercialização. As telhas são feitas em concreto com células fotovoltaicas que utilizam a tecnologia de silício monocristalino, que apresenta uma vida útil de mais de 20 anos.
Painéis ou telhas solares – o que é mais interessante?
O que mais atrai os consumidores a instalarem um sistema solar é sem dúvida a economia gerada na conta de luz, que pode chegar a 95%.
Por isso, os painéis fotovoltaicos convencionais são mais vantajosos, sendo uma ótima opção para quem vai começar a usar a energia solar. Além disso, eles são melhor adaptáveis a construções já prontas.
A instalação dos módulos fotovoltaicos tradicionais ou painéis solares traz praticidade e versatilidade ao consumidor. Ela pode ser realizada em vários formatos de telhados ou até em quintais e jardins.
Quando a preocupação é a estética da instalação solar, as telhas solares são mais discretas, apesar de demandarem uma instalação mais difícil e específica. Por isso o telhado solar é adequado para projetos residenciais que ainda não saíram do papel.
Os painéis solares são uma alternativa mais antiga do que as telhas solares. O primeiro módulo fotovoltaico foi lançado na década de 1950. Com isso, já temos informações suficientes de uso para afirmar que a durabilidade gira em torno de 40 anos. Podemos ainda encontrar hoje em dia, painéis operando com 80% da sua capacidade original.
A telha solar é uma opção tecnológica bastante recente, por ter sua comercialização iniciada somente em 2005, ainda não temos nenhuma comprovação do tempo que pode durar.