NormasSistemas

O que é o selo solar?

Como o consumidor pode saber da onde vem a energia elétrica que ilumina o ambiente do comércio ou escritório que ele frequenta, ou os equipamentos de uma empresa somente olhando um produto ou o nome do fabricante?

O selo solar foi criado exatamente para isso – informá-lo de onde vem a eletricidade que você não vê.

Produzir eletricidade a partir do sol é uma forma limpa  e sem danos à natureza. Apesar de ser uma atitude inovadora ainda é tomada por poucas empresas no Brasil. A principal razão é o custo das tecnologias de conversão de energia solar em elétrica.

Se você utiliza ou pretende adotar a energia solar fotovoltaica, informe-se sobre o Selo Solar. A certificação é concedida gratuitamente pelo Instituto Ideal para empresas, instituições públicas e privadas e proprietários de edificações que tenham pelo menos 50% do seu consumo de eletricidade vindo de fonte solar.

Selo solar - certificação concedida pelo Instituto Ideal

Para solicitar o Selo, basta ler atentamente as regras e preencher o formulário online de solicitação disponível na página http://www.selosolar.com.br/regras/.

As edificações certificadas passam a integrar o portal do Selo, além de serem divulgadas pelo Instituto Ideal. A intenção é que edificações e seus proprietários recebam o reconhecimento por utilizarem essa energia limpa.

O Selo é uma iniciativa do Instituto Ideal e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).