EquipamentosNotícias

Financiamento para Energia Solar pelo BNDES

ma das maiores dificuldades para as pessoas que pretendem instalar e desfrutar dos benefícios de uma Instalação de Energia Solar é o valor inicial para investimento.

A maioria das instituições financeiras já contam com linhas de créditos especiais para equipamentos de geração de energia solar.

Para as pessoas físicas, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento – disponibiliza o Fundo Clima, uma linha especial de crédito de financiamento à aquisição e à produção de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para a redução de emissão de gases do efeito estufa.

Quem pode solicitar?

Pessoas físicas residentes e domiciliadas no pais, além de micro ou pequenas empresas com faturamento bruto anual até R$ 4,8 milhões e empresários individuais.

O que pode ser financiado?

Sistemas geradores fotovoltaicos, além de máquinas e equipamentos, aerogeradores, ônibus e caminhões. O valor pode embutir equipamentos e serviço de projeto, detalhamento técnico e instalação, desde que faturados como um produto único.

Como solicitar?

O interessado deverá dirigir-se à instituição financeira credenciada, que deve ser pública, com a especificação técnica (orçamento ou proposta técnico-comercial) do bem a ser financiado. A instituição informará a documentação necessária, analisará a possibilidade de concessão do crédito e negociará as garantias. Após aprovada, a operação será encaminhada para homologação e posterior liberação dos recursos pelo BNDES.

Quais são as instituições financeiras credenciadas pelo BNDES?

O BNDES indica que os interessados devem se dirigir às instituições onde já são clientes e possuem algum tipo de relacionamento bancário, entretanto devem levar em consideração as políticas de cada instituição sobre as operações do BNDES. A lista das instituições pode ser encontrada  no site do BNDES através do link:

                Rede Credenciada no Brasil

Taxa de juros:

Para operações indiretas – solicitação feita por meio de instituição financeira pública credenciada pelo BNDES – a taxa de juros final será composta pelo Custo Financeiro, pela Taxa do BNDES (inclui a remuneração do BNDES e a taxa de intermediação financeira) e pela Taxa do Agente Financeiro:

Exemplo:

Custo financeiro = 7% a.a.; Taxa do BNDES = 1,5% a.a.; Taxa do agente = 3% a.a..

Fator Custo Financeiro = 1,07; Fator Taxa do BNDES = 1,015; Fator Taxa do Agente = 1,03.

Taxa de juros = 1,07 x 1,015 x 1,03 – 1 = 11,86% a.a..

Tire suas dúvidas no site do BNDES.