EquipamentosSistemas

A história da Energia Solar fotovoltaica

O efeito fotovoltaico – criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz – foi descoberto pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel em 1839.

O efeito não despertou interesse imediato e por décadas a energia solar foi vista como uma tecnologia futurista e considerada que seu uso seria restrito à ciência e pesquisas. Em virtude dos altos custos envolvidos em sua obtenção, acreditava-se que não chegaria a ser muito utilizada.

Entretanto, com o tempo ocorreram muitos avanços fotovoltaicos que não só fizeram Albert Einstein ganhar seu primeiro Prêmio Nobel, no ano de 1923, como também foram responsáveis pela concretização da energia solar como uma forma real e interessante de produzir energia limpa. Com certeza uma passagem muito importante na história da energia solar.

A dopagem do silício por Calvin Fuller, um químico dos Laboratórios Bell, em 1954, assim como a melhoria desse experimento pelo físico Gerald Pearson e sua partilha com Daryl Chapin contribuíram grandemente para a evolução da célula solar.

As primeiras células fotovoltaicas produzidas tinham alguns problemas técnicos que foram superados pela química quando Fuller dopou silício com arsênio e depois com boro, obtendo células que exibiam eficiências recorde. A primeira célula solar foi formalmente apresentada numa reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, e anunciada numa coletiva de imprensa no dia 25 de Abril de 1954.

Desenvolvimento da energia solar desde sua origem

Em nossos dias, principalmente nos últimos anos, as vantagens econômicas envolvendo a geração de energia solar passaram a ter muito peso, além dos benefícios ao ambiente que ganharam maior atenção em todo o mundo. O mercado de energia proveniente do Sol também pode observar grandes quedas de preço de equipamentos, o que resultou em acessibilidade na instalação de sistemas solares pela população. Com certeza, esses avanços foram muito além do que Alexandre Edmond, quem criou a energia solar, poderia imaginar enquanto realizava seus primeiros experimentos.

Ainda não vivemos no ápice da história da energia solar, porém, os sistemas solares fotovoltaicos já oferecem diversas vantagens e representam uma excelente alternativa para a geração de energia em diversos lugares. Algumas comunidades isoladas que, ainda utilizam o diesel – extremamente poluente – em seus geradores, ou até mesmo outras que vivem sem desfrutar os benefícios da energia elétrica.