EquipamentosNormasSistemas

Potencial de Irradiação Solar no Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais e também extremamente privilegiado quando olhamos para o potencial de irradiação solar. Apesar das diferentes condições para instalação de um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica, de maneira geral, devido ao elevado custo da energia elétrica e aos altos índices de irradiação solar, a geração de energia solar se torna atrativa em todo o território nacional.

Qual é o nosso potencial?

Se compararmos o Estado de Santa Catarina – que tem um dos menores índices de irradiação no Brasil – recebe 40% mais irradiação que as regiões da Alemanha, um dos países líderes na instalação desta tecnologia. Estimativas divulgadas em 2011 pela Empresa de Pesquisa Energética do Ministério das Minas e Energia indicam que 2.400 km² de painéis voltaicos instalados em uma região com uma irradiação anual média de 1.400 Kwh/m²/ano poderiam gerar quase tudo que se produz e distribui de energia elétrica no Brasil.

Estamos aproveitando nosso potencial?

  • 80% Foi quanto caiu o preço dos equipamentos fotovoltaicos nos últimos 10 anos
  • 44% foi o aumento de preço da energia nos últimos 6 anos
  • 23 estados onde há isenção de impostos (ICMS) sobre energia produzida por autogeradores (somente Amazonas, Paraná e Santa Catarina ainda mantém a cobrança)
Comparação de insolação e aproveitamento no Brasil e no mundo

Qual é o nosso problema?

O financiamento é visto como a maior dificuldade de mercado por mais de 75% das empresas do setor fotovoltaico, segundo a ABSOLAR –  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica que representa o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta fonte de energia no país.

Rodrigo Sauaia presidente executivo da ABSOLAR, afirma que o maior gargalo do setor no Brasil são os impostos sobre os insumos importados usados na fabricação de painéis solares. Principal financiador dos projetos, o BNDES, exige conteúdo local. Mas os projetos vencedores nos leilões da ANEEL são os que oferecem o menor preço final ao consumidor. Por isso a geração fotovoltaica não avança no Brasil como devia, ao contrário do que acontece em países como China, Índia e Turquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *