EquipamentosSistemas

Quanto custa a instalação de Energia Solar

A primeira ideia que surge quando falamos de geração de energia fotovoltaica ou Energia Solar é que o sistema é complexo e caro, você provavelmente já pensou assim. Mas quanto custa um sistema? Ele é rentável?

Energia solar fotovoltaica: o que influencia seu preço?

O tamanho do sistema solar fotovoltaico é variável dependendo da procedência dos equipamentos, tipo de imóvel e capacidade a ser instalada. Para saber qual será o tamanho de um sistema é preciso levar em consideração a demanda de energia do local.

Para o dimensionamento ideal é importante fazer um levantamento da média de consumos de energia elétrica do período de um ano.

Sabendo-se a demanda de energia, é hora de definir qual será a dimensão do sistema. A partir disso, fazer o cálculo de quanto custa a energia solar.

Cálculo de quanto custa a energia solar.

O cálculo do retorno sobre o investimento da energia fotovoltaica leva em conta todos os gastos na instalação e toda a economia que será gerada ao final dela.

Além dos painéis fotovoltaicos, também devem ser somados os valores do inversor solar, cabos, estrutura de instalação, etc. A quantidade de painéis também pode variar de acordo com a demanda energética.

Outro fator de variação é a incidência solar na região em que o sistema será instalado, o espaço físico e orientação geográfica do local disponível para fixação dos painéis, já que a irradiação solar varia entre as regiões do Brasil e ângulo de incidência nas placas influi diretamente na geração.

No caso de residências por exemplo, um levantamento do espaço disponível dos telhados irá definir quantos ou quais painéis deverão ser instalados, em um espaço menor, painéis com potências maiores.

 

 

Como funciona a Energia Solar Residencial

Valor de Economia:

Uma vez definido o gasto total do sistema – equipamentos e instalação – é hora de definir qual será a economia gerada por ele. O cálculo deve considerar a vida útil, que é longa. São 25 anos de funcionamento em potência alta, sendo que após esse período o sistema continua a funcionar, porém em potência mais reduzida. A economia é bastante variável, já que depende do tamanho do sistema instalado e a taxa de radiação solar do local, entre outros fatores. No entanto, ela pode chegar a 95% da conta de luz, cabendo ao consumidor o pagamento apenas da taxa mínima cobrada pelas distribuidoras de eletricidade referente a disponibilidade da conexão com a rede convencional e a taxa de iluminação pública.

Custos da Instalação de Energia Solar em 2019

Deve-se também considerar um eventual custo de manutenção da instalação que consiste basicamente em uma limpeza anual, ou em menor periodicidade quando em ambientes mais sujos. Poeira, poluição e dejetos de aves são as principais causas de sujidade nas placas solares. A limpeza é imprescindível para que suas placas continuem funcionando corretamente, já que a sujeira nas placas impacta no desempenho do sistema.

Estima-se o custo da manutenção anual em torno de um 1% do valor do investimento realizado.

Retorno sobre o investimento da energia solar fotovoltaica

Com o custo para a instalação e a economia gerada pelo sistema pode-se calcular o tempo de retorno do investimento.  O tempo de retorno costuma variar entre três e oito anos dependendo de diversos fatores: tarifa da energia elétrica da cidade e tamanho do sistema a ser instalado.

O cálculo do retorno sobre o investimento da energia solar fotovoltaica pode ser complementado se levado em consideração também uma projeção da inflação, que afeta diretamente a tarifa da conta.