Simulador Solar para sua residência, comércio ou indústria
Com o objetivo de dar ao consumidor a possibilidade de se familiarizar com os termos e fatores que devem ser considerados para a instalação de um sistema de geração fotovoltaica conectado à rede elétrica, foi criado um “Simulador Solar” em parceria entre o Instituto Ideal e a Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e KfW banco de fomento alemão, no âmbito do Programa América do Sol.
O Simulador estima a geração fotovoltaica para o primeiro ano de operação do sistema a partir de informações de localização, consumo e valor pago da energia consumida em sua edificação. É possível informar o consumo anual mês a mês, o que torna a simulação mais precisa.
A simulação estima a quantidade de módulos fotovoltaicos considerando a instalação voltada para o Norte e com inclinação ótima dos painéis.
A simulação não pode ser considerada um projeto pois não contempla as condições da vizinhança do local informado, como a presença de árvores ou edificações próximas, que podem levar a um sombreamento e consequente redução da produção elétrica.
O Simulador Solar utiliza os dados fornecidos pelas fontes:
Resolução Normativa 482 sobre mini e microgeração distribuída, publicada pela ANEEL em 17 de abril de 2012 (alterada pela Resolução Normativa 687, de 2015)
Resolução Normativa 414 publicada pela ANEEL em 9 de setembro de 2010 (alterada pela Resolução Normativa nº 479, de 03.4.2012)
O Simulador Solar do Instituto Ideal atualmente passa por atualização. Enquanto isso, simule sua instalação pelo Simulador do Banco do Brasil: